Quando o bebê vai dormir a noite inteira? ? Drops das SiS #184/365

Desde que o bebê nasceu, não tem uma noite que você durma por inteira. Isso porque o bebê também não dorme uma noite inteira. E aí, quando o bebê vai dormir a noite inteira?

Fisicamente o bebê está pronto para dormir a noite inteira. Porém isso é muito individual, cada bebê é um bebê, cada indivíduo é um indivíduo.

Vamos pensar em como ele é desde que ele nasceu e a rotina que ele terá ao longo dos meses. Assim que o bebê nasce, quando ele está mamando, fica cansado, exausto e acaba dormindo enquanto mama. Nessa fase de recém-nascido, o sono dele ainda está muito relacionado com a sua saciedade. Ou seja, se ele está satisfeito é mais comum ele dormir, e se ele está com fome é mais comum estar acordado.

A medida que o tempo passa, esse ciclo de fome e saciedade que está relacionado ao sono do bebê  vai mudando para o claro e escuro. Quando está claro o bebê tende a ficar mais acordado, quando está escuro o bebê tende a dormir melhor. E como fazer essa transição? Acompanhar essa transição do ciclo de sono do bebê?

Na hora de tentar fazer o bebê dormir, tentar dissociar um pouco a alimentação do sono. Ou seja, a alimentação pode acontecer no início da tarde ou no início do ciclo da hora de colocar o bebê para dormir; da rotina de colocar o bebê para dormir, e não imediatamente antes de dormir. Assim, ele começa a entender que ele não precisa estar com o estômago cheio para poder dormir e começar a dissociar a alimentação do sono.

Por volta dos 6 meses, o sistema digestório do bebê, irá entender que ele pode ficar um tempo sem receber o alimento, e o bebê começa a entender isso também.

É muito comum, quando o bebê acorda a noite, os pais imediatamente oferecerem o leite para acalmá-lo e saciá-lo. Mas a partir dos 6 meses, é legal tentar acalmá-lo de alguma outra maneira. Afinal as vezes não é fome, só está precisando de um carinho, uma atenção.

Você precisará treinar isso no seu bebê, tudo com muita paciência, com tranquilidade, e também com o aval do pediatra. Pois o pediatra também pode ajudar você a fazer com que o seu bebê, tenha uma noite inteira de sono.

Lembrando que nessa fase, em torno dos 6 meses, uma noite inteira de sono para o bebê, significa mais ou menos 6 horas. Assim, é diferente dos adolescentes ou adultos, que dormem de 6 a 8 horas por noite. Para o bebê de 6 meses a 1 ano, vai ser de 6 horas essa noite completa de sono.

Lembrando que cada bebê é diferente, e nem sempre com seu bebê acontecerá exatamente isso.

Gabi é fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design e enfermeira neonatal.

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

💬 Precisa de ajuda?