Em primeiro lugar, o obstetra vai conversar com a grávida sobre as vacinas na gestação. Mas de um modo geral, existem 3 vacinas que a gestante precisa tomar durante a gravidez.
Primeiro, é a vacina da gripe. A vacina da gripe precisa ser tomada todos os anos. Se você já tomou a dose de 2019, e só depois descobriu a gravidez, não precisa tomar esse ano novamente. Mas em qualquer momento da gestação, se você não tomou a vacina da gripe daquele ano, você pode sim e deve tomar a vacina.
Quando uma gestante tem gripe, tem uma chance muito maior desse bebê nascer prematuro, então, é bem importante tomar a vacina da gripe durante a gestação.
Além da vacina da gripe, tem a tríplice bacteriana. Essa é a vacina da difteria, do tétano e da coqueluche. O período indicado é em torno da sétima até a trigésima-sexta semana de idade gestacional.
A terceira é a vacina da hepatite B. São 3 doses, sendo uma por mês. A primeira dose será tomada no segundo trimestre, um mês depois, a segunda e no próximo mês, a terceira.
Essas são as três vacinas básicas da gestação, mas dependendo da região, o obstetra pode indicar tomar algumas vacinas que têm relação com surtos; e os surtos de algumas doenças são regionais.
O Brasil é um país de proporções continentais. Ou seja, o que pode ser verdade para a mulher que mora no Amapá, é diferente para a mulher que mora no Rio Grande do Sul, e esse é só um exemplo.
Algumas vacinas que o obstetra pode indicar por conta dessa questão de surtos regionais são: hepatite A, febre amarela, meningocóco e pneumococo.
Gabi é fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design e enfermeira neonatal.