No post de hoje, vou falar sobre mais 2 motivos para o recém-nascido chorar.
Chorar é a única forma que o bebê tem de se comunicar e isso é um pouco complicado, pois precisamos aprender a descobrir o que está acontecendo com o bebê.
Às vezes, a mãe vai eliminando todas as situações que podem estar causando desconforto no bebê e fazendo ele chorar.
Dos desconfortos que ele pode ter, um deles é o “estou com a fralda suja”. Mas tem bebês que nem se incomodam com isso, fazem xixi, fazem cocô e nem se incomodam de estarem mais úmidos, com a fralda mais geladinha. Porém existem bebês que precisam ser trocados imediatamente. Se o bebê começar a chorar, dê uma olhada na fralda, pode ser que ela esteja suja.
Outro motivo pelo qual ele pode chorar, é o “estou com sono”.
Quanto mais cansado o bebê estiver, quanto mais sono ele sentir, mais irritável e muito mais agitado irá fica. E, consequentemente, vai ficar muito mais difícil de dormir. Além disso, não é porque ele está muito cansado que logo irá dormir, às vezes ele fica mais irritado e mais agitado, com mais dificuldade.
Uma dica muito legal, é perceber como seu bebê fica; se ele tem olheiras, se está um pouco mais irritado, se está com o olhar mais baixo, se esfrega os olhos e as orelhas. Caso isso aconteça, coloque ele para dormir, pois são os primeiros sinais de sono. Assim ele não chega a ficar tão cansado e tão irritado que a agitação não o deixe dormir.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.