O bebê pode sim ter uma fratura de clavícula na hora do parto; principalmente se for parto vaginal e for um parto um pouco mais difícil; não acontece em todo parto, mas é não é tão raro.
Ela acontece devido uma coisa que chamamos de distócia, que é a diferença de tamanho da bacia da mãe em relação ao ombro do bebê; que às vezes é muito grande para nascer pelo canal de parto.
Assim, a pessoa que está fazendo o parto, o médico obstetra ou parteira, precisa fazer uma manobra para ajudar o bebê a nascer nesse momento na hora de sair o ombro, e as vezes nessa hora, acontece a fratura da clavícula.
A clavícula é o osso que fica na região entre o pescoço e ombro.
Na hora de o ombro sair, pode acontecer uma quebra da clavícula. Ela pode passar desapercebida na hora do nascimento, na maternidade, os médicos não percebem. Mas normalmente na primeira consulta no pediatra, ele vai descobrir se o bebê tem a fratura de clavícula ou não. Às vezes os pais comentam que colocam o bebê de um lado, o bebê chora mais, e pode ser que ele esteja sentindo dor por causa dessa fratura.
O tratamento é a imobilização de 2 a 3 semanas, onde o bebê ficará imobilizado, mas não será engessado. Pois é impossível você engessar uma fratura de clavícula. Assim, normalmente a mãe enfaixa o braço em cima do peito, pois aí o bebê não terá o movimento do braço e manterá a clavícula imobilizada, ou até mesmo o imobiliza com a própria roupa do bebê, posicionando o braço por dentro dela e prendendo a manga com uma fita adesiva.
As principais orientações para quem cuida de um bebê com fratura de clavícula, é não mexer no braço fraturado; fazer movimentos leves e que não tirem muito o bebê da anatomia em que está imobilizado. Alem disso, não segurar o bebê pela axila, pois pode deslocar a fratura.
Quando for colocar o bebê para dormir, não deixar ele dormir em cima da fratura; então, sempre deixar ele dormir de barriga para cima.
Mas e aí, bebê com fratura de clavícula pode fazer ensaio de recém-nascido?
Sim, ele pode. Se a mãe quer fazer o ensaio, não tem problema, ela pode fazer, só precisa informar o fotógrafo.
Então, mãe, se o seu bebê tem fratura de clavícula, e você quer fazer o ensaio de recém-nascido, você precisa informar para o fotógrafo que ele tem essa fratura. Assim ele pode se preparar e fazer um ensaio que exige alguns cuidados especiais.
Dessa maneira, quando ele for fazer algum posicionamento, não fará no lado fraturado.
Existem algumas posições que não poderão ser feitas caso o bebê tenha a fratura, não será usada roupinhas para não tirar o bebê da anatomia dele, então, ele será deixado mais quietinho, em poses em que ficará mais embrulhado.
Portanto, não se esqueça de avisar o fotógrafo que o bebê tem fratura de clavícula.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.
Quer mais informações sobre nossos trabalhos? Clique nesse link aqui e manda um oi para a gente!
Então acesse: