No drop da SiS de hoje, vamos responder a seguinte pergunta: o bebê tem síndrome de down, ou suspeita. Ele pode fazer o ensaio de recém-nascido?

Bebês portadores da síndrome de down. O que eles têm de diferente, que os torna especiais?

No DNA desses bebês, existe uma alteração no cromossomo 21, que é diferente do das pessoas que nasceram que não possuem a síndrome.

Essa característica é representada em todas as células desse ser, ou em quase todas, mas na maioria delas.

Essa alteração causa características físicas e até intelectuais nessa pessoa que tenha a síndrome de down.

O bebê portador da síndrome, ao invés de ter duas linhas na palma da mão, tem apenas uma, que vai de um lado ao outro, da palma da mão.

Outra característica é que os olhos são bem amendoados e um pouquinho mais separados um do outro.

As orelhas têm implantação baixa, e isso significa que numa pessoa que não é portadora da síndrome, que a parte superior da orelha da pessoa, fica acima da linha dos olhos; já nos portadores, a orelha é implantada um pouco mais abaixo da linha dos olhos.

Uma das características mais fortes no bebê que tem a síndrome de Down, é a hipotonia muscular.

A força que temos no nosso músculo, é chamado de tônus muscular; e quando o músculo está forte, ele está hipertônico, quando o músculo está mais mole, é chamado de hipotônico. Assim, os bebês com a síndrome, têm essa hipotonia, os músculos deles são mais fraquinhos, têm menos força muscular.

Isso caracteriza algumas coisas que ajudam no ensaio de recém-nascido; pois eles têm muito mais flexibilidade, então, fazem as poses com mais facilidade. Mas existem algumas coisas que são um sinal de alerta. Em algumas poses não podemos colocar o bebê portador, e já falaremos sobre isso.

Outra característica do bebê com síndrome de down, é que devido a esse tônus enfraquecido ele tem propensão a algumas doenças, como doenças pulmonares. Além do que é mais comum os bebês com síndrome de down, terem alguma má formação congênita cardíaca. Porém, não é na maioria dos bebês, mas é mais comum nos bebês portadores de síndrome de down apresentarem alguma má formação cardíaca ou algum problema posterior ligado a isso.

Uma coisa muito interessante, é que a síndrome de down não tem graus, mas cada uma dessas características pode variar de um bebê para outro. Pois da mesma maneira, eles são únicos, são indivíduos e têm suas próprias características. Ou seja, às vezes você vai ver um bebê recém-nascido com a síndrome de down, que não tem tanta hipotonia, outro que tem as duas linhas na palma das mãos; portanto, todas essas características podem variar em intensidade de acordo com o próprio bebê, ou de acordo com o estímulo que ele tem durante a infância, adolescência e na fase adulta.

Quanto mais estimulado, mais ele se desenvolve e mais desenvolve as características dele.

Mas afinal, bebês portadores da síndrome de down podem fazer o ensaio de recém-nascido?

Podem e devem! Por que não registrar esse momento tão lindo da vida da criança?

Já fizemos aqui no estúdio o ensaio de uma menininha linda portadora da síndrome, que tinha um tônus muscular muito bom. Então, mãe, você que tem um bebê com síndrome de down ou que tenha suspeita, você pode fazer o ensaio de recém-nascido, mas você precisa comunicar o fotógrafo, que tem a síndrome confirmada ou a suspeita, pois o fotógrafo precisa se preparar de uma maneira um pouquinho diferente.

Quando falamos de recém-nascido e dos cuidados, falamos que os bebês com síndrome de down, requerem cuidados especiais. Assim, é importante que saibamos para nos prepararmos e não fazer nada com o bebê que leve a qualquer tipo de risco.

O fato dele ter o tônus muscular mais flácido, ter hipotonia, faz com não seja possível fazer algumas poses, como por exemplo, a que deixamos o peso da cabeça no pescoço do bebê. Dessa maneira, precisamos saber para nos prepararmos e fazer esse ensaio com segurança.

Você que é fotógrafo e assistiu nosso drop, não se esqueça de estudar sobre a anatomia e fisiologia do bebê portador da síndrome de down. Pois assim você poderá oferecer um ensaio seguro para os pais e para esse bebê.

Camila e Gabi são enfermeiras neonatais e fotógrafas de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Quer mais informações sobre nossos trabalhos? Clique nesse link aqui e manda um oi para a gente!

Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?