A esterilização de materiais é a eliminação de qualquer forma de microrganismos de um objeto.

Para que tipo de objeto, precisamos fazer esterilização? Para todos aqueles objetos que entrarão em contato com partes dos nossos corpos que são estéreis. Então, são normalmente nas cirurgias, preciso de um campo estéril, preciso abrir aquele paciente, mexer em algum órgão interno; então, esses objetos, precisa ser esterilizados.

É muito comum as pessoas falarem que vão esterilizar a chupeta, o estúdio, as mãos estão esterilizadas. E tudo isso não está certo; não que essa pessoa esteja falando isso de maldade, só que ela usa o termo da forma errada. Na verdade ela queria dizer que o ambiente do estúdio dela, está limpo ou está desinfetado, que as mãos delas, estão higienizadas. O uso incorreto da palavra, não quer dizer que a pessoa não esteja fazendo o processo condicente com o objetivo que ela queira atingir.

Existem várias maneiras de fazer esterilização, tanto por métodos físicos; como por exemplo o calor úmido pelas autoclaves, ou como por métodos químicos, como o óxido de etileno. O que é importante saber, é que esterilização, não é uma coisa que consigamos fazer em casa, a não ser que você tenha uma autoclave.

É necessário ter uma autoclave em casa para esterilizar as chupetas do bebê?

Não, não é necessário. A chupeta não entra em contato com superfícies do nosso corpo que não tenham nenhum microrganismo. A chupeta entra na boca do bebê onde é mucosa, portanto, precisamos desinfetar essa chupeta, como já falamos em outro post.

Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Quer mais informações sobre nossos trabalhos? Clique nesse link aqui e manda um oi para a gente!

Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?