Hoje, vou falar sobre as hérnia no bebê recém-nascido.
As hérnias no recém-nascido são relativamente comuns e muito comuns em bebês recém-nascidos prematuros.
Pois todos os sistemas deles ainda estão amadurecendo e imaturos em relação aos bebês nascidos de termo. Mas de modo geral, não é algo muito difícil de acontecer no bebê recém-nascido.
O intestino do bebê, tem uma camada de músculo e uma camada de pele, e o que acontece, é que a camada de músculo abre um pouco. Assim, o músculo não fica todo fechado, e nesse ponto, vemos uma coisa saltada, que no caso, é uma alça intestinal que apareceu do lado de fora. Ou seja, passou pela camada de músculo e está aparecendo sob a pele.
Isso também é muito comum acontecer na região inguinal, que é a área da virilha do bebê. A parede do músculo se abre um pouco e uma alça intestinal aparece. Então, olhando para o bebê, parece que tem algo saltado perto do umbigo ou na região da virilha, o que é relativamente comum.
E qual o tratamento para isso?
Dependendo da localização, se ela for inguinal ou umbilical, terá tratamentos diferentes. Mas o importante é que o pediatra avalie e se achar necessário, fará um encaminhamento do seu bebê para um cirurgião. Pode ser que ele precise ou não de cirurgia. Afinal, não são todas as hérnias em que o bebê precisará fazer cirurgia.
Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.
(11) 99496-6312
Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse: