No drop da SiS de hoje, vou falar sobre apneia no recém-nascido.
Apneia é uma coisa que assusta muito as mães, principalmente daqueles bebês que estão internados na UTI neonatal. Um lugar em que nós aqui do estúdio SiS tivemos o privilégio de trabalhar como enfermeiras neonatais.
E a apneia é era algo muito comum entre os recém-nascidos prematuros.
Apneia é a parada dos movimentos respiratórios do bebê por um período maior do que 20 segundos. Acompanhada ou não, de cianose, que é a coloração azulada da boca ou da pele. E de bradicardia, que é a diminuição dos batimentos cardíacos por minuto.
O fato é que como o bebê recém-nascido, principalmente o prematuro, é imaturo.
O sistema respiratório, o sistema nervoso central ainda está se adaptando a vida fora do útero.
Assim, a apneia no recém-nascido é relativamente comum entre os prematuros.
Quem trabalha numa UTI, está muito habituado a lidar com esses episódios de paradas na respiração.
Os aparelhos apitam, muitas vezes o bebê mostra um sinal; que é a cianose nos lábios, rosto, ou corpo.
Mas para suavizar um pouco a situação, costumamos dizer que o bebê “esqueceu” de respirar. E na maioria das vezes quando abríamos a portinha da incubadora e fazíamos um estimulo no pé ou no corpo do bebê, ele voltava a respirar e era praticamente automático que a saturação de oxigênio voltasse ao normal. Assim como todos os outros parâmetros e coloração do bebê voltassem também.
Alguns prematuros apresentam isso com uma frequência incrível durante o dia. Várias e várias vezes e outros menos. Mas de qualquer maneira, é sempre um estresse para mãe que vê uma coisa assim acontecendo.
Apesar de ser um susto, é comum. E 99,9% dos casos, quando a equipe que está atendendo o bebê faz um estímulo, tudo volta ao normal. O que significa que isso é meio que esperado para essa fase no bebê prematuro.
Portanto, podem ficar assustados, mas não precisa se assustar demais, pois é relativamente comum. E existem medicamentos específicos para isso, para diminuir a quantidade de episódios. Existe também a fisioterapia e outros tratamentos para que a apneia não aconteça com tanta frequência.
Outra coisa que é importante, é que dificilmente o bebê terá uma apneia em casa, pois enquanto ele estiver tendo esses episódios, não terá alta. Ficará sendo assistido pela equipe 24 horas por dia.
Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.
(11) 99496-6312
Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse: