Esse método surgiu em 1980 numa UTI neonatal na Colômbia.

Um médico estava muito preocupado com a taxa de mortalidade dos bebês prematuros; e existia também uma falta de incubadora na UTI.

Então, ele decidiu implantar um novo método, o método canguru: a mãe fica dentro da UTI, junto com o bebê; e o bebê é colocado no colo da mãe, na posição vertical, em contato pele a pele.

Isso era muito importante para o desenvolvimento do bebê, e para facilitar o aleitamento materno. Isso aconteceu em 1980, e até hoje, usa-se muito nas UTI’s neonatais. O bebê é colocado em contato ou com a mãe ou com o pai, assim que possível, para ajudar no desenvolvimento.

Hoje em dia, existe a possibilidade de o bebê ficar com a mãe ou a família, 24 horas por dia; e no tempo que estiverem ali, fiquem em canguru. Isso se o bebê estiver estável e em condições de ficar no colo dos pais.

Mesmo ele sendo prematuro e tendo baixo peso, o bebê fica pelado e os ficam sem blusa. Ele é colocado em contato com a pele dos pais. Os benefícios aparecem com o passar dos dias, as coisas vão melhorando, e o vínculo dos pais com o bebê, vai aumentando.

Os principais benefícios do método canguru.

Primeiramente, favorece o vínculo do bebê com pais, como já falado. Diminui também, o tempo de separação, pois quando o bebê está na UTI (já falamos sobre em outro post), a mãe recebe alta e o bebê não, existe uma quebra, onde todos estavam esperando o bebê nascer e ir embora com a mã. E quando isso não acontece existe essa separação, e se o bebê nasce prematuro e existe a possibilidade de fazer o canguru, essa separação fica mais branda.

O método canguru estimula também o aleitamento materno. Pois o bebê está ali no colo da mãe e a facilidade que tem de a mãe proporcionar a amamentação, é muito mais maior. Favorece também o desenvolvimento comportamental, neurológico, e todo o desenvolvimento do recém-nascido baixo peso.

Existe também o desenvolvimento sensorial, então, o contato pele a pele, ajuda o bebê a desenvolver o tato. Fora que auxilia o bebê a manter a temperatura.

Causa também a redução do estresse e a redução de dor. O fato de estar em contato com a mãe, de sentir o cheiro, escutar as batidas do coração, ele acaba se lembrando de quando estava no útero e o estresse é reduzido.

O método proporciona também um melhor relacionamento de toda a família com a equipe.

Pois os pais começam a entender como funciona o cuidado com o bebê. Como acabam passando muito tempo com aquela equipe de saúde, é muito importante que tenham um bom relacionamento, pois acabam vivendo dentro da UTI por um tempo.

Além disso, ajuda aos pais se sentirem mais seguros quando forem prestar os cuidados ao recém-nascido. Pois esse bebê não vai embora gordinho, ele ainda estará bem pequeno. E os pais ficam assustados, então, quando já começam a ficar com o bebê nessa fase do canguru, onde são extremamente pequenos, isso já diminui um pouco esse medo do cuidado com um bebê tão pequeno.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?