O olfato do recém-nascido é surpreendentemente aguçado. Ele começa a sentir e a identificar as pessoas que estão a volta, pelo cheiro; então, com algumas horas de vida, o bebê já reconhece a mãe pelo cheiro que ela tem.
Após 48 horas de vida, mais ou menos, ele consegue reconhecer qual é o leite dele e qual não é. Mas, isso não significa que um bebê recém-nascido não vá mamar em outra mãe, se for oferecido, mas ele consegue identificar pelo sabor e pelo cheiro, qual leite é o dele e qual não é.
Isso é uma boa coisa para as fotógrafas de recém-nascidos saberem. Ou seja, mesmo que estejam amamentando seus bebês, não despertarão a vontade de mamar do bebê que elas estão fotografando, pois ele sabe pelo cheiro que aquele não é o leite dele.
Além disso, a medida que o bebê recém-nascido vai reconhecendo as pessoas pelo cheiro, ele se sente seguro.
Então, quando sente o cheiro da mãe, se sente mais tranquilo e seguro, se sente o cheiro do pai, também, e com um mês, o bebê irá se acostumando com os odores da casa, do ambiente, das visitas.
Uma coisa fundamental que devemos saber, é que apesar dele reconhecer cheiros e saber das coisas que dão conforto e coisas que não gosta, os odores muitos fortes, como de perfumes, aromatizantes, entre outros, não são ideais para o bebê. Pois ele se sente incomodado e pode provocar alergias, por isso, o ideal é que o bebê reconheça a mãe pelo cheiro natural dela, e não pelo cheiro de um perfume que é adicionado.
Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS Foto e Design.
Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.
(11) 99496-6312
Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse: