Hoje vou falar sobre o papel do nutricionista dentro da UTI neonatal.

O profissional nutricionista, é extremamente importante dentro da UTI neonatal. É ele quem irá prescrever uma dieta nutricional adequada para cada bebê, e isso, diminui drasticamente a mortalidade desses bebês. Então, como o nutricionista trabalha dentro dessa UTI neonatal?

Primeiramente, ele irá conhecer esse bebê, irá participará das discussões sobre ele. Ou seja, saber como ele é, de quantas semanas ele nasceu, que tipo de tratamento está precisando, pois, a equipe dentro da UTI neonatal é multidisciplinar, então além do nutricionista, existem diversos outros profissionais e já falamos deles em outros posts.

No momento em que ele conhece aquele bebê, sabe quantas semanas tem, em que estágio de desenvolvimento do trato gastrointestinal está, qual a capacidade gástrica, que tipo de suporte ventilatório aquele bebê precisa. A partir daí, ele decidirá que tipo de nutrição esse bebê precisará ter; se é a nutrição parenteral, que é a nutrição endovenosa, se é a nutrição enteral, por sonda passada pelo nariz ou boca que terminará no estômago ou no intestino, ou se  será uma nutrição via oral, com leite materno, fórmula, ou se será amamentado.

Tudo depende do estado do bebê, da idade gestacional e de diversos outros fatores.

Vamos imaginar um bebê típico de UTI, que é o bebê prematuro. Provavelmente ele começará com uma dieta parental, endovenosa, e poderá ou não; dependendo do estado em que estiver, ter uma dieta que chamamos de enteral mínima.

O que é essa dieta?

É uma dieta considerada não calórica. O bebê não tirará dessa dieta a sua nutrição, ou seja, a nutrição é adquirida via endovenosa. Porém, o bebê começa a receber por sonda, uma quantidade mínima, geralmente de leite materno, para que o trato gastrointestinal do bebê, comece a se desenvolver. Isso é muito importante para evitar infecções que são muito graves dentro da UTI neonatal.

Portanto, a partir do momento que o bebê consegue ter uma tolerância a essa dieta enteral, começa a formar a sua microbiota; criar as bactérias que habitam nosso trato gastrointestinal. Assim, o nutricionista faz uma avaliação e junto com a equipe, vai diminuindo a dieta parenteral (veia) e aumentando a dieta enteral (sonda).

Depois de um tempo, em que o bebê estiver crescendo e se desenvolvendo, melhorando, acontece novamente uma mudança, só que da dieta enteral, por sonda, para a dieta via oral.

A princípio, o bebê recebe um volume bem pequeno, para ver se ele consegue coordenar respiração, sucção e deglutição, e então, o bebê começando a tolerar a dieta via oral, começa a diminuir também a nutrição enteral.

Esse trabalho é um trabalho multiprofissional, mas depende muito do nutricionista, ele é essencial dentro da UTI neonatal. Além disso, tem um papel muito importante nos bancos de leite. Já falamos um pouco sobre isso em um outros posts.

Gabi é enfermeira neonatal e fotografa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?