O polidrâmnio nada mais é do que o aumento do líquido amniótico.

Então, o bebê está lá, no útero, envolto pela bolsa com o líquido dentro dela. Esse líquido pode aumentar em alguns casos, e as causas desse aumento de líquido podem ser várias; podem ser causas maternas; causas do bebê; por causa da placenta ou porque ele aumentou por aumentar. E os médicos não conseguem definir o motivo do líquido ter aumentado.

Quando a causa é materna, pensamos primeiro em diabetes gestacional. A diabetes gestacional pode aumentar a quantidade de líquido amniótico.

O bebê quando tem alguma alteração de sistema nervoso, ou quando tem alguma obstrução do sistema digestório, pode causar um aumento de líquido também.

O líquido aumentado em si, não prejudica o bebê, mas para mãe pode ser um pouquinho mais desconfortável, por que?

Se a mãe está ali e o bebê crescendo dentro dela, a barriga aumentando, os pulmões já tem menos espaço para expandir; então, ela sente cansaço. Se o líquido aumenta, a barriga vai aumentar, se a barriga aumentar, ela terá mais dificuldade ainda para respirar; então, isso pode causar desconforto.

Outra coisa que pode acontecer é antecipar o parto e a mãe entrar em trabalho de parto um pouco prematuro. Isso não é muito bom nem para a mãe e nem para o bebê, caso a mãe não tiver completado pelo menos as 37 semanas de gestação.

Outra coisa que pode acontecer é o rompimento da bolsa. Se a bolsa romper porque tem muito líquido, a mãe pode entrar em trabalho de parto e dependendo da época, pode não ser bom. Se for depois das 37 semanas tudo bem, porque aí pode induzir o parto e fazer o bebê nascer. As vezes o médico quer esperar um pouquinho mais, mesmo com a bolsa rompida, e isso pode ser um problema, porque dependendo do tempo que ele quer esperar existe um risco de infecção tanto para o bebê quanto para mãe.

O importante é tratar esse aumento do líquido amniótico, sempre que possível. Quando se conhece as causas e for possível realizar um tratamento. Dessa maneira, o ideal é que você converse com seu médico e juntos vocês decidam qual a melhor medida a ser tomada nessa situação.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS Foto e Design.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?