No drop da SiS de hoje, vou falar sobre diabetes gestacional.
Na gravidez o corpo da mulher passa por várias adaptações hormonais para permitir o desenvolvimento do bebê, e uma dessas adaptações, é que a placenta vai produzir alguns hormônios que irão reduzir a ação da insulina no corpo da mulher.
E qual é a ação da insulina? Quebrar o açúcar para não ficarmos com aquele monte de açúcar no corpo.
Quando a mulher fica grávida, a placenta começa a produzir esse hormônio que reduz a ação da insulina e pâncreas da grávida aumenta produção de insulina para compensar.
Só que em algumas mulheres isso não acontece, o pâncreas não consegue aumentar a produção de insulina, então, o que acontece é a diabete gestacional, pois aumenta glicose no sangue da gestante.
Isso pode causar algumas consequências, principalmente para o bebê, ele pode ter um crescimento muito grande. Ou seja, é um bebê que nasce muito grande, com alto peso, e pode ter a hipoglicemia neonatal, que é quando o açúcar do sangue dele cai e pode causar alguns sintomas como tremores e sonolência. E ele não pode ter isso na hora que for nascer.
A diabetes gestacional pode acontecer com qualquer mulher.
Mas existem alguns fatores que ajudam, que aumentam os riscos. Um deles é a idade materna avançada, quando a mulher engravida com mais de 35, perto dos 40 anos.
O ganho de peso na gestação também faz com que essa compensação do pâncreas não seja muito efetiva.
A obesidade e sobrepeso antes da gestação pode ser um fator de risco para diabetes gestacional.
A síndrome de ovário policístico também.
E se houver história prévia de bebê com mais de quatro quilos. Então, se já é um bebê grande, já é um bebê que tem uma hipoglicemia, pode ser que na próxima gestação a mãe desenvolva diabete gestacional.
Mulheres que tem parentes de primeiro grau que tenha diabetes mellitus ou mesmo histórico de hipertensão na gestação, gestação múltipla, também são fatores de risco.
Então todos esses são fatores de risco para diabetes gestacional.
A diabetes não tem nenhum sintoma para a gestante, então, por isso que a gestante, durante o pré-natal, faz vários exames; como hemoglobina glicada, glicose em jejum para ver se está tendo alguma alteração no açúcar do sangue.
Quando o controle é feito direito, com orientação nutricional, com atividade física e até, às vezes, com o uso de insulina e se ela for tratada adequadamente; os bebês irão nascer saudáveis, sem risco de hipoglicemia e sem ser tão gordinhos com mais de quatro quilos.
Dessa maneira, é muito importante que o controle seja feito corretamente e o acompanhamento feito de forma correta com o seu obstetra.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS Foto e Design.
Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.
(11) 99496-6312
Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse: