Já falamos em post, sobre a placenta (veja aqui), mas hoje eu vou falar para vocês sobre o que é a placenta prévia.
A placenta prévia é quando ela se implanta na parte baixa do útero, bem na parte inferior. E quando isso acontece, (a placenta pode se implantar em qualquer altura do útero) ela se implanta numa parte muito baixa do útero e pode bloquear, tanto parcialmente como completamente, a saída do colo do útero. O que seria um problema para o bebê nascer por perto normal.
Existem algumas questões em relação a placenta prévia.
Vamos imaginar que logo no começo da gestação, nas primeiras semanas, você descobriu que tem implantação baixa da placenta, então, ela está bem próxima do colo do útero. Porém, você não precisa se preocupar tanto nesse início da gestação, pois a medida que o bebê cresce e que seu útero cresce, se a placenta estava baixa e o útero está crescendo, ela pode se deslocar um pouco pra cima. Nesse caso, você não vai ter problema nenhum para o seu bebê nascer por parto normal.
Porém, se a placenta está a menos de 5 cm do colo do útero e já muito próximo de nascimento; ou se ela bloqueia parcialmente ou completamente a saída do bebê, existe sim indicação de cesárea, pois afinal, não tem como o bebê nascer se a saída dele tiver bloqueada.
Então, o que acontece, é que você vai acompanhar essa placenta durante toda gestação. Perto do final, você vai saber se realmente vai ser um problema para o bebê nascer por parto normal ou não.
O que você tem que ficar atenta, é a presença de sangramento sem dor; isso é um sinal de que você tem que procurar um médico; uma ajuda médica especializada imediatamente, pois pode ser um sinal de descolamento de placenta ou de trabalho de parto prematuro.
Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS Foto e Design.
Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.
(11) 99496-6312
Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse: