O blues puerperal, pode ser chamado de blues puerperal, melancolia puerperal ou baby blues.
É uma fase pós-parto que dura aproximadamente duas semanas no máximo. Onde logo após o nascimento do bebê, a mãe sente uma tristeza inexplicável. Ou seja, é um choro sem motivo, ela está sempre irritada, triste, com vontade de chorar. Além de uma preocupação excessiva com o bebê, principalmente com a saúde.
E além disso, ela tem alguns sintomas, como ansiedade, nervosismo, com um cansaço extremo e muita dificuldade de dormir.
E existe essa dificuldade pelo fato de estar preocupada com bebê, quer saber se o bebê está bem, se está respirando. E isso gera um cansaço maior e vontade de chorar sem motivo.
Isso é super normal e super esperado no período pós-parto.
O que acontece, é que, assim como falamos em vários outros vídeos, a mãe quando engravida, tem mudanças hormonais. E conforme a gestação vai acontecendo, os hormônios vão oscilando. Na hora que o bebê nasce tem hormônio para produção de leite, para involução do útero, tem hormônio para se adaptar; pois primeiro o corpo estava se adaptando com a gestação e agora ele precisa se adaptar com a fase pós-gestação. Então, toda essa alteração hormonal, alteram as emoções também, pois isso é o corpo se adaptando.
A pior fase do blues puerperal, é entre o terceiro e o quinto dia pós-parto, e com duas semanas ela passa totalmente.
Se continuar é um sinal de alerta, se passar para três ou quatro semanas, é importante conversar com o médico se você tiver tendo esses sintomas já passando umas duas semanas, pois pode ser uma depressão pós-parto, e vamos falar um pouquinho de depressão pós-parto em outro drop.
A diferença do blues para depressão pós-parto, é que a mãe além de ter esses momentos de tristeza, ela consegue ter momentos de alegria extrema. Pois afinal, o bebê acabou de nascer, é uma vida trazendo amor para toda família e a mãe consegue sentir essa alegria.
Ao contrário da depressão, que na maioria das vezes a mãe não sente alegria. Então, no blues ela tem essa oscilação de emoções e é muito importante que a família entenda que essa fase, é uma fase comum normal e esperada no pós-parto.
Por isso, é legal você criar uma rede de apoio com seus familiares, com a sua mãe, com sua sogra, pedir ajuda para a família. E além de pedir ajuda para família, é muito importante que você descanse; pois, o seu corpo tem que se preparar para produzir leite, para cuidar do seu bebê, e o fato de você estar passando por esse turbilhão de emoções, pode te causar um cansaço muito maior, então, peça ajuda.
E você pai, você avó, ajudem sim a mamãe, pois ela está precisando da ajuda de vocês.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.
Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.
(11) 99496-6312
Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse: