15 out Cordão umbilical – Drops das SiS #288/365
O cordão umbilical é um tubo que conecta o bebê a placenta.
Esse tubo é responsável pela troca de nutrientes, oxigênio e as excreções do bebê. Ele é composto por duas artérias e uma veia. E essas duas artérias e veia, são envoltas por uma “gelatina” que muitas mães têm aflição, depois que fica o coto umbilical pendurado, quando é feito o clampeamento e o corte do cordão, mas não precisa se preocupar, é só uma “gelatina”.
A função do cordão umbilical é comunicar o sistema circulatório do bebê através do umbigo e vai até os vasos da placenta da mãe.
A placenta se comunica com os vasos da mãe e vai fazendo as trocas necessárias durante a gestação.
No final da gestação, o cordão umbilical tem cerca de 50 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro. Porém, existem bebês que nascem com o coto mais gordinho e outros que nascem com o coto mais fino, então, isso varia muito de bebê para bebê.
A veia umbilical tem a função de trazer da placenta para o bebê, o sangue oxigenado e nutrientes.
Ela conecta a placenta com bebê e vai levando sangue oxigenado da mãe para ele, e os nutrientes para nutri-lo.
As duas artérias, vão devolver o sangue desoxigenado.
Então, elas saem bebê, e devolvem o sangue sem oxigênio para mãe, junto com as excreções, aquilo que o bebê não precisa. Essa troca vai acontecendo desde que a placenta foi formada até o final da gestação, quando é feito o clampeamento e o corte do cordão.
Aquela “gelatina” que algumas mães têm aflição, é muito importante, pois é responsável por manter as artérias e os vasos abertos, proporcionando a circulação e mantendo esse fluxo de sangue constante, mas isso é só enquanto está dentro do útero.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.
Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.
(11) 99496-6312
Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:
No Comments