Hoje vou falar sobre a campanha Outubro Rosa.
Estamos em outubro e sabemos que nesse mês existe uma campanha mundial conhecida como outubro Rosa.
Essa campanha começou em 1990 com uma corrida de rua em Nova Iorque, que hoje atingiu o mundo inteiro.
O objetivo dessa campanha é a prevenção do câncer de mama, e precisamos prestar atenção nisso. Nós mulheres, vocês mães, gestantes, todas temos que prestar atenção; pois o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais acomete as brasileiras. E ele é responsável por 25% dos casos de câncer nas mulheres, portanto, é um número muito alto.
O câncer de mama não tem uma causa única, então, não dá para falar se você fizer isso ou aquilo, você terá o câncer de mama, são vários fatores que podem levar a mulher a desenvolver o câncer.
Um dos fatores, é o envelhecimento, conforme a mulher vai envelhecendo, ela fica mais propensa a desenvolver o câncer de mama.
Os fatores relacionados a vida reprodutiva também, ou seja, dependendo da idade em que ela teve a primeira menstruação, do número de filhos e da idade da menopausa, ela se torna mais ou menos propensa.
O histórico familiar também influencia, pois vemos bastante mulheres que as mães tiveram câncer de mama, sempre preocupadas com a prevenção.
O consumo de álcool também está relacionado e o excesso de peso, portanto, quanto mais peso a mulher tiver ela poderá estar mais propensa ao câncer. Se ela não realiza atividade física, pode ser um fator, e a exposição à radiação também.
Então, como cuidar do corpo?
A melhor maneira, além de atividades físicas e manutenção de peso, é a amamentação quando se tem filhos, pois também é algo que diminui a chance de desenvolver o câncer.
O que é importante, além de cuidar do corpo, é o que a campanha do Outubro Rosa sempre bate na tecla: a realização da mamografia nas mulheres, portanto, pelo INCA e pelo Ministério da Saúde, mulheres a partir de 50 até 69 anos, devem fazer mamografia a cada dois anos rigorosamente, para detectar possíveis traço de câncer de mama, pois quando detectado no começo, as chances de sobrevida são muito maiores.
Portanto, estamos aqui para falar disso, e precisamos falar, por isso, mulheres se vocês estão na idade, façam mamografia.
Mas e aí, dói?
Sim, é um incômodo, mas é uma prevenção necessária para nós mulheres.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.
Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.
(11) 99496-6312
Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse: