Hoje vou falar sobre a mastite.

Muitas grávidas ficam com medo: será que eu vou ter mastite? Mas o que é a mastite?

Mastite é uma infecção das glândulas mamárias no período da amamentação. Todo mundo acha que pode acontecer só no começo, que é quando tem aquela descida do leite. O peito enche, empedra e pode dar infecção, mas pode acontecer em qualquer período da amamentação. Seja no começo, seja no meio, seja criança com seis meses, ou seja criança com um ano, portanto, ela pode acontecer em qualquer momento.

Como ela evolui no começo?

É uma inflamação local, com uma vermelhidão onde a mama fica endurecida. Ela pode evoluir para uma formação de abscesso, e dessa formação de abscesso, ela pode evoluir para uma septicemia, que é uma infecção generalizada, então, por isso, que é preciso tomar muito cuidado.

Além desses, a mastite tem outros sintomas, como mal-estar, febre, fraqueza e calafrios. Ela normalmente é unilateral, só acontece ema das mamas. Mas pode acontecer nas duas também, mas o mais comum, é em uma apenas.

Como eu já disse, ela pode acontecer em qualquer período da lactação, então, toda mãe que amamenta está sujeita a ter uma mastite.

De 2 a 6% das mulheres que amamentam, tem a mastite, então, é um número até que alto se formos parar para pensar. E ela pode ficar restrita só a parte da auréola, ou pode acometer a mama toda.

E como é o tratamento da mastite?

A primeira coisa é amamentar, a mãe precisa amamentar pela mama que está acometida sim. Pois ela precisa esvaziar as duas mamas. Caso ela pare de amamentar, a chance dessa mastite piorar, é maior, porque ela continua produzindo leite, e aquele leite fica acumulado na mama; e se ela esvaziar um peito só, a mama que está com a mastite, vai ter uma piora da infecção.

É preciso fazer massagem local com movimentos circulares para ajudar a drenar o leite e para até amolecer a mama e o bebê conseguir pegar. Pois as vezes ela fica tão endurecida, que o bebê sente dificuldade na hora da pega, e faz uma pega incorreta. Dessa maneira, é importante manter a amamentação e corrigir a pega do bebê se necessário.

É bom variar também a posição do bebê, pois às vezes acontece a mastite porque o bebê não mama direito em uma mama. Sempre damos aquela dica, temos até um drop falando sobre isso, se o bebê gosta mais da mama esquerda, então, posso colocá-lo numa posição contrária na mama direita. Pois pode ser uma solução para que ele esvazie aquela mama, então, mudar o posicionamento já vai ajudar muito quando pensamos no alívio da mastite.

Fazer o esvaziamento completo das mamas também ajuda.

Então, se o bebê não está conseguindo esvaziar a mama, é legal fazer a drenagem manual ou por bombinha; para elas ficarem vazias e diminuírem essa inflamação.

É importante a mãe aumentar a ingestão de líquidos e fazer uma alimentação adequada, balanceada. E claro que você estará sendo acompanhada por um médico, então, se necessário, ele entrará com antibióticos. E para evitar que você tenha uma mastite é muito importante que você amamente, então, é necessário que você amamente nas duas mamas.

É importante corrigir a pega, que é a mesma coisa que o tratamento, então, para não chegar no tratamento, já corrigir a pega do bebê, as vezes com a ajuda de uma consultora de amamentação, ou pedir para o pediatra te orientar e te ajudar.

Na região dos mamilos, não se deve usar nenhum creme ou óleo. Exposição ao sol ajuda bastante; o uso de sutiã adequado, pois se o sutiã é inadequado para a mãe que amamenta, pode causar uma inflamação no local.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?