Hoje o post é sobre a mamada do bebê. E se é normal o bebê que mama pouco de cada vez.
Não existe problema nenhum o bebê mamar rápido desde que ele esteja ganhando peso. Quem irá avaliar isso é o pediatra durante as consultas de rotina.
Existem alguns bebês que se saciam com mamadas muitos rápidas. Ou seja, aqueles que mamam de 5 a 10 minutos “vorazmente” no peito da mãe e já ficam saciados.
Porém existem outros que não, que mamam um pouco, descansam; tem alguns que mamam mais tempo, que tem dificuldade para ordenhar o leite do peito da mãe e, às vezes, a saída do leite do peito é mais lenta ou mais rápida, as vezes em jato.
Dessa maneira, a duração da mamada depende muito da mãe e depende muito do bebê.
O recém-nascido, normalmente, dorme logo após que começa a mamar. E quando está nessa fase de recém-nascido, é interessante que você faça cócegas no pé do bebê, o desagasalhe, para que possa mamar um pouquinho mais. Pois devido estar ali no aconchego do peito da mãe, pode dormir. Assim, é interessante dar uma “cutucadinha” para ele acordar e mamar mais, pois o leite que irá saciá-lo, é o leite que vem depois, numa mamada prolongada.
É normal também, os bebês mamarem em “parcelas”. Ou seja, alguns bebês precisam mamar um pouquinho, soltar o peito, arrotar, para depois continuar mamando, isso também é muito normal.
Leia mais sobre tempo de mamada nesse post.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.