Stress afeta a produção de leite? – Drops das SiS #192/365

No post hoje vou falar se o stress afeta a produção de leite nas mães que amamentam.

Mãe estressada pode ter diminuição do fluxo de leite, e isso é bem complicado. Pois é uma fase pós-parto, às vezes está no período do puerpério, às vezes tem algum problema emocional, problemas pessoais que estão acontecendo; isso tudo pode gerar um stress, às vezes a própria amamentação pode gerar um stress para mãe. Então, a mãe precisa tomar cuidado, pois pode sim diminuir o fluxo da produção de leite.

Uma coisa muito importante é que a mãe precisa continuar amamentando. Pois quanto mais ela amamenta, mais ela estimula e não bloqueia a produção de leite. Porque se ela parar pelo fato do fluxo estar diminuindo, simplesmente o leite para de ser produzido.

A amamentação reduz o próprio stress.

Então a solução está nisso, se você está estressada, e seu leite diminuiu de fluxo, amamentar irá reduzir o stress. Quanto mais você amamentar, maior será a chance de o seu stress diminuir. Você diminuindo o stress, aumentará a produção de leite. Então, é necessário perseverar na amamentação sim! Pois esse é um dos melhores caminhos para lidar com o stress.

Uma coisa bem importante também, é você descansar sempre que possível; então, se você tem um tempinho, o bebê dormiu, está um dia mais tranquilo, descanse. Tire um momento para você, é essencial para aliviar o stress e a sua agitação em relação a alguma coisa. Tente fazer atividades físicas que produzam o relaxamento, como yoga, uma caminhada enquanto alguém cuida do bebê, faça coisas que te relaxe.

Se você perceber que teve uma diminuição na produção de leite, você pode fazer algumas coisas imediatamente; como aumentar sua ingestão de líquido, tome bastante líquido e reserve algum momento do dia, somente para descansar. Tente alimentar-se bem e amamentar com bastante frequência.

Se você achar que tudo isso não está resolvendo, converse com o seu médico e peça ajuda, pois as vezes, essa fase é uma fase muito difícil para a mãe, e é a própria amamentação que pode estar gerando esse stress, e nisso, você pode estar precisando de uma ajuda de uma consultora de amamentação ou de alguém que possa ajudar até a liberar algumas neuras.

Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?