A 25ª semana de gestação ?- Drops das SiS #231/365

Na 25ª semana, o sistema nervoso do bebê já está anatomicamente formado, e o que precisará começar a desenvolver agora?

As conexões. O cérebro, mesmo depois que nascemos, é todo conexão. E quanto mais conexões fizermos, melhor, e isso, começa agora nessa fase.

Uma coisa incrível que a mãe começa a perceber na 25ª semana, são alguns traços de personalidade do bebê.

Ou seja,  consegue sentir se ele é mais calmo ou mais agitado. Mas isso também dependerá da quantidade de estimulo que ele recebe mesmo dentro do útero.

Depois que ele nasce, ele pode ser um bebê mais tranquilo, mas se ele recebe mais estímulos, pode vir a ser um bebê mais agitado, porém não é uma regra.

O sistema respiratório já está formado também, e o bebê já começa a exercitar a respiração. Mesmo sem ar, pois no pulmão dele só tem líquido amniótico ainda. Mas ele faz os movimentos respiratórios, pois precisa começar a treinar isso, para quando nascer iniciar essa troca de oxigênio e gás carbônico.

Os 5 sentidos estão em pleno desenvolvimento: olfato, audição, visão, tato e paladar. Enquanto o bebê está crescendo, esses sentidos estão se desenvolvendo também.

Nessa fase, o tamanho do bebê, se ele pudesse ser medido da cabeça até os pés, seria em média de 30 cm, e o peso entre 600 gr. Isso é apenas uma média, pois existem bebês muitos grandes e outros menores.

A mãe na 25ª semana

Na 25ª semana, a mãe ainda continua com os hormônios meio “malucos” (o que poderá durar até amamentação).

Mas uma coisa que esses hormônios fazem para que as mamães fiquem felizes, é deixar o cabelo bem bonito e brilhante. Porém, existe um “contra” nessa fase também, os pêlos pelo corpo estão mais escuros e em maior quantidade. O bom é que depois de algumas semanas pós-parto, tudo começará a voltar ao normal.

A barriga está pesada, pois o bebê está crescendo, a barriga continua aumentando e ficando cada vez mais pesada. Então, o ideal é que a mãe comece a dormir de lado, pois ficará muito difícil dormir de barriga para cima.

Nessa fase pode começar também a aparecer alguns sintomas como cansaço, tontura e falta de ar.

Sabemos que gravidez não é doença, mas precisamos respeitar os sinais do corpo. E se sentir alguns desses sintomas em algum momento do dia, deve sentar, respirar, tomar ar e só depois retomar a atividade. O que não pode é ignorar os sinais do corpo e seguir como se nada tivesse acontecendo, pois pode representar um risco para a mãe e para o bebê.

Respeitar mais esta fase da gestação, é muito importante.

Camila e Gabi são enfermeiras neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS Foto e Design.

Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.

 (11) 99496-6312

 Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse:

Ensaio Newborn

Ensaio Gestante

Ensaio Infantil

No Comments

Post A Comment

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

plugins premium WordPress
💬 Precisa de ajuda?