No post de hoje vou falar sobre a hipoglicemia no recém-nascido.
Hipoglicemia é a diminuição do açúcar no sangue ou do nível de glicose, uma característica que alguns bebês podem apresentar.
Normalmente os bebês que nascem no tempo certo; ou seja, os chamados de bebês a termo, conseguem controlar a insulina. Ela é responsável por armazenar o açúcar no corpo do bebê e distribuí-lo conforme a necessidade. Mas alguns bebês não conseguem controlar direito essa insulina, então, correm o risco de ter essa hipoglicemia.
Os bebês que correm o risco de ter hipoglicemia, ou seja os bebês prematuros, que ainda não se desenvolveram totalmente para o nascimento, nasceram antes da hora (temos vários posts falando de prematuridade e imaturidade do bebê recém-nascido).
Correm também esse risco, os bebês que as mães tiveram diabetes gestacional. Esses bebês as vezes, também não conseguem controlar a insulina.
Alguns bebês que tiveram hipotermia após o nascimento ou alguma infecção, podem ter hipoglicemia também.
Bebês que nasceram muito grandes, os chamados grandes para idade gestacional, podem também ter esse problema.
Como é tratada a hipoglicemia no recém-nascido nesses casos?
O tratamento é a amamentação.
Quando falamos desses casos mais simples, como o bebê que nasceu um pouco mais gordinho, ou o prematuro tardio (já falamos dele em outro post) que têm o risco da hipoglicemia, precisam ser amamentados de tempos em tempos.
Pela recomendação médica, o ideal é que o intervalo de mamadas, não passe de 4 horas. Já falamos um pouco sobre isso, no post sobre desidratação, e aqui é a mesma coisa, a mesma orientação.
Se o bebê estiver dormindo, muito sonolento; pois uma das características da hipoglicemia é o bebê ficar apático, sonolento, molinho e até ter alguns tremores de mãos e pés. Assim, se ele for muito sonolento, não acordando para mamar, o ideal é que você o acorde pelo menos de 4 em 4 horas para mamar, ou seja, dar aquela estimulada para mamar; deixar ele sem roupa, no contato pele a pele, conversar com ele, fazer cócegas para estimulá-lo a mamar e dessa maneira não correr o risco de ter a hipoglicemia.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS Foto e Design.