No post de hoje, vou falar sobre os perigos da casa para o recém-nascido.
O recém-nascido é um pouco diferente daquelas crianças que são mais velhas, que já saem do berço sozinhas, que colocam coisas na boca, então, os perigos que envolvem os bebês dentro de casa são bem menores, mas não significam que sejam inexistentes. Existem alguns riscos sim dentro de casa, e existem coisas que podemos fazer para proteger o bebê.
Na hora de dormir, precisamos colocar o bebê para dormir de barriga para cima, para evitar a morte súbita do lactente e do recém-nascido, e o ideal é que o berço, não tenha nada em volta; almofadas, bichinhos de pelúcia, nada que possa deixar o berço mais bonito, vai deixá-lo mais seguro. (Assista esse vídeo)
O colchão do berço precisa ser, de preferência, mais firme, e o ideal do ideal, é que o bebê durma vestido de modo que fique aquecido e não precise de cobertores e outros acessórios dentro do berço.
Durante a troca de fralda ou banho, jamais deixe o bebê sozinho no trocador, por mais que ainda seja recém-nascido e não exista grandes riscos de se virar sozinho ou rolar, nunca sabemos a hora de um acidente, então, procure levar para perto, tudo que irá precisar. Se por um acaso você precisar sair de perto do trocador, leve sempre o bebê com você.
O ideal é que o trocador (e o berço) não esteja localizado próximo a vidros; se um acidente acontecer com esse vidro, que ele esteja mais afastado do bebê recém-nascido.
Na hora do banho, é comum que os pais, principalmente os de primeira viagem, comprem aquelas almofadas, ou apoios para as costas do bebê, para ajudar, mas isso pode passar uma falsa sensação de segurança, e no final das contas, o bebê pode estar em risco, então, nunca tirar os olhos do bebê, sempre estar com as mãos segurando e nunca deixar o bebê sem uma atenção total.
Costumamos dizer que esses apoios para as costas do bebê, são muito mais para aliviar o estresse dos pais, do que uma ferramenta de segurança, pois dali alguns dias que os pais já estão com o bebê em casa, eles acabarão dispensando esses acessórios, e dando banho no bebê com segurança sem acessórios extras.
Além disso, qualquer acessório que seja prendedor de chupeta, é importante que tenha o selo do INMETRO. Alguns que são customizáveis, que tem pedrarias, podem ser um risco para o bebê aspirar, então, sempre que forem usar prendedores, procurem os com selo do INMETRO.
Por enquanto, os riscos da casa para o recém-nascido, são basicamente estes. A medida que o bebê vai crescendo, precisaremos de outras coisas, como protetores de janelas e tomadas, por exemplo.
Gabi é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS foto e design.
Trouxemos nossa experiência profissional para dentro do estúdio para que os bebês recém-nascidos sejam registrados e cuidados.
(11) 99496-6312
Quer ver mais informações sobre nossos trabalhos? Então acesse: