Se você acompanha nosso canal (inscreva-se aqui), já deve ter percebido que somos defensoras do aleitamento materno, quando ele é possível.
Hoje, vou falar qual é a composição do leite materno; pois a cada ano, cada dia que passa, os cientistas descobrem mais coisas. Mais nutrientes dentro do leite materno e descobrem o quão rico que ele é.
O leite materno é composto por nutrientes que alimentam e protegem o bebê.
Uma das coisas que ele tem milhões de células vivas. Principalmente glóbulos brancos que compõem o sistema imune e ajudam no desenvolvimento e regeneração de órgãos.
O leite materno também tem mais de mil proteínas que ajudam no crescimento e desenvolvimento do bebê.
Além disso, tem mais de 200 açúcares complexos; e esses açúcares ajudam na diminuição do risco de infecção cerebral. E também o risco de uma infecção cair na corrente sanguínea e o bebê ter uma infecção generalizada, portanto, é uma proteção muito grande.
O leite também tem mais de 40 enzimas que ajudam tanto na digestão, quanto no sistema imune do bebê.
Ajuda também na absorção de ferro que é tão importante para o bebê nessa fase, nos fatores de crescimento, vitaminas, minerais, tudo o que leva um crescimento saudável do bebê e nos anticorpos, portanto, a mãe passou bastante anticorpos dela para o bebê e isso ajuda a desenvolver todo o sistema imune dele.
Alguns estudos mostram que o leite materno, em alguns momentos, é até melhor que alguns antibióticos para combater algumas infecções.
Ele também tem ácidos graxos que ajudam no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. O leite materno é tão importante que nenhuma fórmula consegue copiar exatamente o que o leite materno tem, principalmente na parte de composição de células vivas e de anticorpos.
Na fórmula tem todos os nutrientes que o bebê precisa mais não tem essa composição de células vivas por isso que o aleitamento materno é tão importante e é exclusivo até os seis meses de vida do bebê.
Camila é enfermeira neonatal e fotógrafa de recém-nascidos do estúdio SiS Foto e Design.